meta content='design,moda,fashionismo,curiosidades,SPFW,notícias do mundo,desfiles,estilo,lançamentos,semana de moda#39; name='description'/> BPX design & fashionismo: Café Avenida - Tem comida honesta, preço justo e sabor de história

A esperança é o Senhor...


" Bendito o homem que confia Senhor; e cuja a esperança é o Senhor, porque será como árvore plantada junto às águas, que estende suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas sua folha fica verde, e no ano de sequidão não se afadiga nem deixa de dar fruto"
JR 17- 7.8


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Café Avenida - Tem comida honesta, preço justo e sabor de história

"Ao chegar ao café se sente um ar nostálgico, levado por fotos antigas de um tempo tranquilo e próspero.
Hoje porém, na sua gastronomia o Café Avenida navega por águas da modernidade, da alta gastronomia - com preços justos. 
Executando com maestria pratos do mundo, o chef Luiz Felipe levará os clientes a conhecer e apreciar novos sabores".
Começo este post usando palavras do chef de cozinha Luiz Felipe, hoje proprietário do Café Avenida, com quem conversei sobre o presente, o futuro e o  passado desta marca que representa muito para a sociedade de Novo Hamburgo.
 Formado em hotelaria e turismo no ano de 1999 em Barreira Roxa, Natal - Rio Grande do Norte, Luiz Felipe passou uma longa temporada em terras europeias, começando por Portugal, onde trabalhou como chef de cozinha na embaixada italiana - na cidade de Lisboa, no período de 2000 à 2007.
Após este período viajou por Roma, Madri e Londres, fazendo um trabalho exclusivo como personal chef, levando requinte e sabor para as pessoas amantes da boa gastronomia.
 No seu retorno ao Brasil, emprestou seu talento a um hotel da região, executando um trabalho de 30 meses para inserir o estabelecimento num contexto de primeiro mundo.
 Entusiasmado por se tornar o quarto proprietário do Café Avenida, Luiz Felipe diz que a marca passará por uma nova roupagem, vai ganhar novos conceitos para captar novos clientes, mas sem perder a essência, a referência, a sensação e a emoção que causa aos seus antigos frequentadores.
Bom, após nossa conversa decidi pesquisar para saber um pouco mais sobre o tradicional Café Avenida que funcionou por muitos anos no mesmo endereço.
 Encontrei algumas coisas que comprovam que para ser grande no futuro é preciso respeitar o trabalho de grandes homens e de grandes mulheres no passado, 
 Hoje, o Café Avenida se encontra na rua Lima e Silva, centro de Novo Hamburgo, mas suas portas se abriram  no século XX, em torno do ano 1915 na então rua General Netto que se transformou no calçadão do centro da cidade.
 Ouvi uma série de histórias do antigo café - um ambiente charmoso e acolhedor localizado na esquina das ruas Pedro Adams Filho e General Netto,  em frente à  Praça do Imigrante - que abrigava a estação ferroviária num tempo de prosperidade, de muito trabalho e também de austeridade, pois nesta época o café recebia muitos homens para falar de negócios e discutir política.





17. DENOMINAÇÃO:

      Café Avenida


 18. DADOS HISTÓRICOS:

       O prédio foi construído por volta de 1915, e abrigou até a década de 60 um restaurante e lanchonete conhecido como Café Avenida, atualmente funciona no recinto uma loja de eletrodomésticos.
 FONTE:
 Oral Scheila Mosmann
Fonte: Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo 
 Agradecimentos: Senhora Hannelore Tessmer











 Nas páginas dos jornais 
5 de abril  - 31 de dezembro de 1931 e Jornal NH  - 15 de novembro de 1968
disponíveis no arquivo público que funciona no Centro de Cultura da cidade, há
alguns relatos e curiosidades sobre o Café Avenida. Nas páginas amareladas pelo tempo, pude ler crônicas e artigos bem escritos com ortografia bem diferente da atual e pude ver também alguns anûncios escritos gentilmente em alemão. 
Mas o que mais me impressionou, como podem ler nas fotinhos que fiz, foi o carinho com o qual as pessoas entrevistadas falavam da cidade, de seu comércio, das suas ruas e do Café Avenida, ponto de encontro de amigos da sociedade hamburguesa e de famílias que vinham das demais cidades da região num tempo de grandes transformações.

Fonte: Arquivo Público Municipal
 Agradecimentos:
Senhora Marilza Bitencourt
Senhor Nelson Bitelo
 Senhor Guido Lang 





Hoje, cem anos depois, os clientes podem se surpreender com os sabores, com a mistura produzida pelo conhecimento e pela experiência do criativo chef Luiz Felipe, que garante que as pessoas vão encontrar no espaço uma comida honesta, feita com ingredientes naturais e com preço justo.
 Como exemplo, citou que para fazer molho demi glacê sempre usa vinho original da Ilha da Madeira.
 Luiz Felipe também conta que os utensílios da cozinha são os melhores do mercado, o bom exemplo é o forno combinado Tedesco de 10 esteiras com estufa, o qual compara como ter uma Ferrari na garagem.
Sábado os clientes poderão apreciar sabores do mundo. Um prato tradicional de outro país será servido e os consumidores poderão contar com explicações sobre a construção e a montagem do mesmo

Luiz Felipe
Na antiga mesa um cafezinho servido para o antigo frequentador

Logo na entrada do atual endereço, três mesas remetem ao passado, pois faziam parte da decoração do antigo café. Em uma delas, um senhor de oitenta e poucos anos - que não gosta de fazer fotinho - me disse que começou a frequentar o café em 1931.

 




Houve um tempo, segundo relatos, em que as mulheres não eram bem vindas no café.
 Hoje, o Café Avenida recebe pessoas de diversas etnias com cordialidade e enorme respeito.





  

O espaço acomoda com conforto aproximadamente 50 pessoas e estará disponível para pequenos eventos.
O cardápio pode ser elaborado junto com o chef e a decoração feita pelo próprio cliente.
Aqui você pode conferir o cardápio do dia e as novidades do Café Avenida.
Vale conferir.


Café Avenida                                                                  
Rua Lima e Silva, 407                                                                     
Fone:55- 51- 3581.4714
Horário de funcionamento:
De segunda à sexta das 07:00 às 19:00 horas - Almoço das 11:00 às 14:00 horas
Aos sábados das 07:00 às 15:00 horas - Almoço das 11:00 às 14:00 horas
















Um comentário:

  1. Querida Neide,super parabéns pelo verdadeiro trabalho jornalístico que foi esta reportagem sobre o Cafá Avenida, marco da gastronomia, discussões políticas , esportivas do vale. Tenho que tirar o chapéu pra ti, pela tua competência em linkar tantos fatos, costurados com fotos, pesquisa, comentários. Super parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo! Opine, comente, este espaço é seu.
Obrigada por visitar o BPX, volte sempre!